Brasília, 23/04/15 – As prestadoras de serviços de telefonia móvel Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo decidiram colocar
em prática uma série de ações para melhor esclarecer o consumidor sobre a contratação e as condições de oferta de
planos de internet móvel. As empresas firmaram hoje um compromisso público com o objetivo de reforçar as ações de
informação ao cliente sobre as características dos serviços de internet móvel.
A intenção é ampliar as possibilidades para que o consumidor conheça com mais detalhes como funciona o serviço, as
peculiaridades da navegação na internet nas redes móveis e as condições e a variedade de oferta de planos de
internet móvel. As prestadoras acreditam que um consumidor bem informado tem mais subsídios para a melhor escolha
de um pacote de franquia de dados de internet móvel que realmente atenda às suas necessidades e caiba no seu orçamento mensal.
Nesse sentido, as prestadoras elaborarão uma campanha de informação para o consumidor sobre os serviços de internet móvel,
com explicações sobre a franquia e seus limites, exemplos práticos de consumo de dados e de fatores que podem aumentar
o consumo ou afetar a velocidade de navegação, além de dicas para melhorar a utilização do plano de dados, entre outros.
Será elaborado, ainda, um Código de Conduta para a Comunicação da Oferta de Internet Móvel, com condições a serem
observadas pelas prestadoras móveis para uma comunicação mais clara, objetiva e transparente das ofertas. Este código deverá
definir, por exemplo, formas para que o cliente compare as diversas ofertas de planos de internet móvel. Durante
a elaboração do código e até 30 (trinta) dias após o início de campanha de informação ao consumidor, a partir
de hoje, não haverá nenhuma alteração nos planos em vigência relativa à interrupção da navegação na internet após
o consumo total da franquia de dados.
As empresas se comprometeram também a aprimorar e divulgar ferramentas que permitam ao consumidor acompanhar o consumo
de sua franquia de dados de internet móvel. As prestadoras estão disponíveis para esclarecer qualquer dúvida sobre o compromisso.
As empresas reforçam, por fim, sua firme determinação de contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil,
com a inclusão social de milhões de brasileiros, respeito aos consumidores e permanente busca pela qualidade dos serviços.