Para acessar o seu e-mail Sercomtel usando um cliente de e-mail externo (Ex: MS Outlook, Outlook Express, Thunderbird, Opera, etc...), você precisa configurar os servidores de entrada (POP) e saída (SMTP) para que seja possível enviar e receber mensagens. Geralmente, você encontra essas informações nos menus Ferramentas ou Preferências do seu programa de e-mail.
Se você já está recebendo e-mails de outro servidor, como, por exemplo, uma conta de e-mail de outro provedor de acesso à Internet que não a Sercomtel, você vai precisar adicionar uma nova conta POP. Em alguns programas de e-mail isso é chamado de "Nova conta", enquanto em outros pode se chamar "Novo perfil". A seguir estão as configurações que você precisará para configurar seu programa de e-mail para acessar sua conta do e-mail.
Configurações essenciais:
POP3 - Porta 110: pop.sercomtel.com.br
SMTP - Porta 587: smtps.sercomtel.com.br
ATENÇÃO!
Usando porta SMTPS 587
Q: O que é isso? Por que eu devo usar a porta 587?
R: Em uma tentativa de controlar e-mails não solicitados (SPAM), alguns provedores da Internet irão bloquear a porta 25. Todo e-mail enviado através da Internet é distribuído normalmente pela porta 25, a porta utilizada para comunicação entre um cliente de e-mail e seu servidor. Bloquear a porta 25 permite que os provedores de acesso bloqueiem SPAMS enviados através de suas redes. Em função disto será necessário modificar a porta SMTP de 25 para 587 em seu cliente de e-mail.
E-mail: usuario@sercomtel.com.br;
Nome da conta/nome do usuário: usuario@sercomtel.com.br;
Senha: Sua senha do e-mail Sercomtel (usuario@sercomtel.com.br).
Obs.:1) A Sercomtel Participações não aconselha DELETAR/REMOVER contas de e-mail criadas nos software gerenciadores de e-mail (Outlook Express, Thunderbird, Opera e outros) pois poderá causar a perda de todas as mensagens de e-mail armazenado no computador. Esta operação DELETAR/REMOVER poderá ser realizada por um profissional da área após uma cópia de segurança (backup).
2) Quando o cliente estiver em viagem e o acesso ao sistema de e-mail através de software gerenciadores de e-mail (Outlook Express, Thunderbird, Opera e outros) apresentar problemas, faça as verificações das configurações e caso o problema persista aconselhe ao mesmo utilizar o serviço de Webmail da Sercomtel Participações em https://www.sercomtel.com.br/provedor/
Abaixo estão as instruções para configuração do acesso POP ao e-mail Sercomtel para alguns clientes de e-mail selecionados. Talvez o programa de e-mail que você usa não esteja na lista abaixo. Além disso, as configurações dos servidores variam conforme o programa. Lembre-se que mesmo após configurar seu programa de e-mail, você ainda poderá acessar sua conta através do Webmail Sercomtel para ler suas mensagens normalmente.
A Sercomtel Participações recomenda o uso do WEBMAIL COMO FERRAMENTA PREFERENCIAL DE RECEBIMENTO E ENVIO DE MENSAGENS.
Clique em "Ferramentas";
Clique em "Contas";
Clique em "Adicionar";
Selecione "Email...";
Coloque seu nome no campo e clique em "Avançar";
Coloque seu e-mail no campo e clique em "Avançar";
No campo "Servidor de entrada de emails (POP, IMAP e HTTP)" coloque pop.sercomtel.com.br;
No campo "Servidor de saída de email (SMTP)" coloque smtps.sercomtel.com.br;
Clicar em "Avançar";
Complete o campo "Nome da conta" com o seu e-mail;
Complete o campo "Senha" com a sua senha;
Clique em "Avançar";
Clique em "Concluir";
Selecione a sua "Conta";
Clique em "Propriedades";
Selecione a aba "Servidor";
Selecione a opção "Meu servidor requer autenticação";
Selecione a aba "Avançado";
Mude o campo "Emails de saída (SMTP)" para 587;
No campo "Tempo limite do servidor" mude para 5 minutos;
Clicar em "OK".
Para que as configurações funcionem adequadamente, a versão do seu Outlook Express deve ser igual ou maior a identificada abaixo.
A atualização do seu Outlook Express pode ser feita através do Windows Update (Internet Explorer > Ferramentas > Windows Update) ou clique aqui para mais detalhes.
Com o Outlook Express aberto, vá em "Ferramentas > Contas...";
Abrirá uma janela conforme figura abaixo:
Selecione o a conta da Sercomtel e clique em "Propriedades";
Na janela que se abrir, clique na aba "Servidores";
Em "Informações sobre o servidor", no campo "Emails de saída (SMTP)", altere de "smtp.sercomtel.com.br" para "smtps.sercomtel.com.br";
Em "Servidor de saída de emails", selecione o ítem "Meu servidor requer autenticação";
Clique na aba "Avançado";
Selecione "Este servidor requer uma conexão de segurança (SSL)";
Em "Números de porta do servidor", no campo "Emails de saída (SMTP)", altere de 25 para 587;
Clique em "Aplicar", "OK" e na próxima janela em "Fechar";
,Seu programa de e-mail está pronto para enviar e-mails com autenticação SMTP.
Vá em "Ferramentas > Opções";
Na aba "Manutenção", clique em "Pasta de armazenamento";
Copie o conteúdo do diretório;
Após copiar clique em "Cancelar";
Em "Iniciar > Executar";
Cole o caminho do diretório no espaço vazio;
Clique em "OK";
Selecione todo o conteúdo e copie;
Cole o conteúdo numa pasta que deseje salvar os e-mails.
Vá em "Ferramentas > Opções";
Na aba “Manutenção”, clique em "Pasta de armazenamento";
Copie o conteúdo do diretório;
Após copiar clique em "Cancelar";
Va em "Iniciar > Executar";
Cole o caminho do diretório no espaço vazio;
Clique em "OK";
Selecione todo o conteúdo e Copie;
Feche o Outlook Express;
Copie os e-mail que deseja restaurar para a pasta do diretório;
Selecione a opção "Sim para todos".
Abra o Windows Mail;
Clique no menu "Ferramentas" e selecione "Contas...";
Clique no botão "Adicionar..." depois selecione a opção "Conta de E-mail" e em seguida clique no botão "Avançar";
No campo "Nome para exibição", digite o seu nome e sobrenome, em seguida clique no botão "Avançar".
No campo "Endereço de e-mail", digite o seu e-mail, em seguida clique no botão "Avançar";
Em "Servidor de entrada de email (POP3 ou IMAP)" digite pop.sercomtel.com.br;
Em "Nome do servidor de saã�da de email (SMTP)" digite smtps.sercomtel.com.br;
Marque a opção "O servidor de saída requer autenticação";
No campo "Nome de usuário do email" digite o seu e-mail;
No campo "Senha" digite a senha. Caso queira, pode-se marcar a opção "Lembrar senha", em seguida clique no botão "Avançar";
Para finalizar clique no botão "Concluir";
Selecione a conta recém-criada e clique no botão "Propriedades";
No primeiro campo digite nome e sobrenome ou alguma palavra para identificar essa conta de email;
Selecione a aba "Servidores" e verifique se está conforme a figura abaixo:
Selecione a aba "Avançado";
No campo "Emails de saã�da (SMTP)" digite 587;
Para que as configurações funcionem adequadamente, a versão do seu Windows Mail deve ser igual ou maior a identificada abaixo.
Com o Windows Mail aberto, vá em "Ferramentas > Contas..."
Abrirá uma janela conforme figura abaixo:
Selecione o a conta da Sercomtel e clique em "Propriedades";
Na janela que se abrir, clique na aba "Servidores";
Em "Informações sobre o servidor", no campo "Emails de saída (SMTP)", altere de "smtp.sercomtel.com.br" para "smtps.sercomtel.com.br";
Em "Servidor de saída de emails", selecione o ítem "Meu servidor requer autenticação";
Clique em "Configurações";
Na janela que se abrir em "Informações do Logon" selecione "Usar as configurações do servidor de entrada de e-mails" e OK;
Clique na aba "Avançado";
Selecione "Este servidor requer uma conexão de segurança (SSL)";
Em "Números de porta do servidor", no campo "Emails de saída (SMTP)", altere de 25 para 587;
Clique em "Aplicar", "OK" e na próxima janela em "Fechar";
Seu programa de e-mail está pronto para enviar e-mails com autenticação SMTP.
Clique em "Ferramentas"
Selecione "Configuração de Conta..."
Selecione "Novo..."
Selecionar "Definir manualmente as configurações do servidor ou tipos de servidor adicionais"
Clicar em "Avançar"
Clicar em "Avançar"
No campo "Nome" coloque o seu nome
No campo "Endereço de email" coloque o seu e-mail
No campo "Servidor de entrada de emails" coloque pop.sercomtel.com.br
No campo "Servidor de saída de emails (SMTP)" coloque smtps.sercomtel.com.br
No campo "Nome de Usuário" coloque seu e-mail
No campo "Senha" coloque sua senha
Clicar em "Mais configurações..."
Ir na aba "Servidor de saída"
Selecionar "Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação"
Ir na aba "Avançado"
No campo "Servidor de saída(SMTP)" colocar 587
No campo "Tempo limite de servidor" alterar para 5 minutos
Clicar "Ok"
Clicar em "Avançar"
Clicar em "Concluir"
Com o Outlook aberto, vá em "Ferramentas > Contas de email..."
Abrirá uma janela conforme figura abaixo:
Verifique se o ítem selecionado é "Exibir ou alterar contas de email existentes" em "Email" e Clique em "Avançar";
Selecione o a conta da Sercomtel e clique em "Alterar";
Em "Informações do servidor", no campo "Emails de saída de emails (SMTP)", altere de "smtp.sercomtel.com.br" para "smtps.sercomtel.com.br";
Clique em "Mais configurações..."
Na aba "Servidor de saída", selecione "Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação";
Na aba "Avançado" em "Números das portas do servidor", "Servidor de saída (SMTP)", selecione "Este servidor requer uma conexão criptografada (SSL)" e altere de 25 para 587;
Clique "OK", "Avançar" e "Concluir";
Obs: Nas versões mais recentes, utilizar TSL se disponível.
Seu programa de e-mail está pronto para enviar e-mails com autenticação SMTP.
Vá em "Arquivo > Importar e exportar"
Selecione a opção "Exportar para um arquivo" e clique em "Avançar"
Escolha a opção "Arquivos de Pasta Particular(.pst)" e clique em "Avançar"
Selecione a opção "Incluir subpastas" e clique em "Avançar"
Clique em "Procurar"
Selecione a pasta onde deseja salvar o backup
Clique em "OK" e após, "Concluir"
Clique em "Ferramentas"
Selecione "Configurar contas..."
Clique em "Adicionar..."
No campo "Descrição" coloque Sercomtel
No campo "Servidor" coloque smtps.sercomtel.com.br
No campo "Porta" coloque 587
No campo "Seguranã�a de conexão" selecione "Nenhuma"
No campo "Modo de autenticação" selecione "Senha, transmitida de forma insegura"
No campo "Nome do usuário" coloque seu e-mail
Clicar em "Ok"
Clique em "Ações de conta"
Selecione "Nova conta de email..."
No campo "Seu nome" coloque seu nome
No campo "Endereço de email" coloque seu e-mail
No campo "Senha" coloque sua senha
Clique em "Continuar"
Clique em "Criar conta"
Clique em "Config manual"
No campo "Recebimento" selecione "POP3"
"Nome do servidor" coloque pop.sercomtel.com.br
"Porta" 110
"SSL" selecione "Nenhuma"
"Autenticação" selecione "Senha normal"
No campo "Envio SMTP" selecione smtps.sercomtel.com.br:587
No campo "Nome de usuário" coloque seu email
Clique em "Config Avançada"
Clique em "OK"
Com o Thunderbird aberto,vá em "Ferramentas > Configurar contas..."
Na janela que se abrir, na lista à esquerda, selecione "Servidor de envio (SMTP)";
Com a conta da Sercomtel selelecionada, clique em "Editar...";
Em "Servidor" colocar "smtps.sercomtel.com.br";
Em "Porta" colocar "587";
Em "Segurança da conexão" escolher a opção "Nenhuma";
Em "Modo de autenticação" selecionar "Senha, transmitida de forma insegura";
Em "Nome de usuário" colocar o E-mail de configuração;
Clique em "OK" e "OK";
Seu programa de e-mail está pronto para enviar e-mails com autenticação SMTP.
Clique em "Opera".
Selecione "Conta de e-mail e bate-papo"
Clique em "Sim"
Selecione "E-mail"
Clicar em "Próximo"
No campo "Nome real" colocar seu nome
No campo "Endereço de e-mail" colocar seu e-mail
Clique em "Próximo"
No campo "Login" coloque seu e-mail
No campo "Senha" coloque sua senha
Selecione "E-mail normal (POP)"
Clique em "Próximo"
No campo "Servidor de entrada" coloque pop.sercomtel.com.br
No campo "Servidor de saã�da" coloque smtps.sercomtel.com.br
Clique em "Finalizar".
Clique em "Opera"
Selecione "Contas de e-mail e bate-papo"
Selecione sua conta
Clique em "Editar"
Selecione a aba "Servidores"
No campo "Porta" coloque 587
Clique em "Ok"
Com o Opera aberto, vá em "Ferramentas > Contas de correio e bate papo..."
Na janela que se abrir, selecione a conta da "Sercomtel" e clique em "Editar...";
Na janela que se abrir, selecione a aba "Servidores";
Em "Servidor SMTP envio", no campo "Servidor" altere de smtp.sercomtel.com.br para smtps.sercomtel.com.br; em "Porta" Selecione "Conexão segura (SSL)" e substitua 25 para 587;
Clique em "OK" e "Fechar";
Seu programa de e-mail está pronto para enviar e-mails com autenticação SMTP.
Ir em "Ferramentas";
Clicar em "Contas de e-mail...";
Clicar em "Adicionar";
Selecione a opção "Configurarei os ajustes sozinho";
Clique em "Avançar";
Clique na opção "Outra";
No campo "Seu endereço de e-mail:" coloque seu e-mail;
No campo "Sua senha:" coloque sua senha;
Clique em "Avançar";
No campo "Servidor de mensagem sendo recebidos:" coloque "pop.sercomtel.com.br";
No campo "Servidor de mensagem sendo enviadas:" coloque "smtp.sercomtel.com.br";
Clique em "Avançar";
Clique em "Ignorar";
Clique em "OK";
Ir em "Ferramentas";
Clique em "Contas de e-mail";
Selecione a conta de e-mail;
Clique em "Propiedades";
Na aba "Geral";
No campo "Visualizar nome" digite seu nome;
Na aba "Servidores";
No campo "Nome do usuário:" coloque seu e-mail;
No campo "Senha" coloque sua senha;
Marcar a opção "Meu servidor exige autenticação";
Na aba "Avançados";
Desmarcar a opção "Este servidor exige uma conexão segura(SSL).";
No campo "Correio de saída(SMTP)" colocar 587;
Clique em "OK";
Clique em "Fechar";